Provavelmente, você esteja sentindo que a sua ansiedade esteja fora do controle, prejudicando demais o seu dia a dia e simplesmente já tenha no mínimo pensado em buscar ajuda psicológica para ansiedade ou até mesmo começou a pesquisar mais sobre o tema na internet. Então venha comigo que você conhecerá um pouco mais sobre a ansiedade.
A ansiedade é uma resposta natural do nosso organismo quando estamos diante de situações inéditas e/ou estressantes. É bem provável que você, ao ler essas palavras, possa lembrar daquele momento em que ficou ansioso, seja em uma entrevista de emprego, ao falar em público, em um encontro amoroso ou durante alguma grande mudança. Isso tudo é algo totalmente natural.
Além disso, graças a essa resposta instintiva da ansiedade, os nossos ancestrais conseguiram sobreviver aos perigos dos predadores em ambientes selvagens. Diante de situações de risco à integridade física ou ameaça de vida, ter mais energia e ficar mais alerta era fundamental para gerar respostas de enfrentamento adequadas, o que aumentaria as chances de sobrevivência na selva.
Ainda nesse sentido, é possível perceber que a ansiedade em níveis adequados nos auxilia na imaginação de possíveis cenários para que tomemos as melhores decisões para evitar que problemas aconteçam. Dessa forma, podemos observar que a ansiedade funciona como um “medo do futuro” que, dentro de níveis adequados, é fundamental para autoproteção, implicando em condutas mais cuidadosas e planejadas.
Por outro lado, essa resposta natural do nosso organismo pode ficar desregulada, fazendo com que a pessoa experimente esse estado de ansiedade de forma mais intensa e frequente, causando o que chamamos de transtornos de ansiedade. Em muitos casos, a crise pode surgir a partir de um pensamento, como por exemplo: Algo muito ruim pode/vai acontecer e eu não vou conseguir evitar…
De maneira adicional, outros sintomas de natureza psicológica também podem surgir, como irritabilidade, nervosismo, preocupação excessiva, agitação mental constante, perda de memória repentina, dificuldades de concentração, sentimento de medo, pânico ou terror. Do mesmo modo, também há sintomas físicos como palpitações cardíacas aceleradas (taquicardia), sudorese (suor excessivo), respiração ofegante (falta de ar), tensão muscular, tremores e/ou espasmos musculares involuntários, tontura ou vertigem, fadiga persistente, náuseas e/ou alterações no apetite regular.
Essa combinação de sintomas psicológicos e físicos provoca uma série de prejuízos na vida das pessoas, provocando alterações no padrão do sono (insônia ou excesso de sono), desenvolvimento de doenças físicas agudas ou crônicas e prejuízos nas relações sociais seja, com amigos, familiares e cônjuge.
Agora que você tem mais conhecimento do que é ansiedade e dos principais sintomas dos transtornos de ansiedade tanto no aspecto psicológico quanto no físico, eu tenho que te dar a seguinte notícia: você não precisa viver assim…
Nesse sentido, existem tratamentos que consistem no uso de medicamentos prescritos por um profissional médico capacitado. Já a psicoterapia oferece um espaço seguro e acolhedor que auxilia na identificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais que estão vinculados ao quadro de ansiedade, fazendo com que o paciente desenvolva recursos para enfrentar e prevenir as crises. Além disso, a hipnose clínica contribui de forma importante no controle da ansiedade e estresse, trabalhando com padrões inconscientes, promovendo estados de relaxamento, reestruturação cognitiva e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento.
Você merece viver com mais leveza e presença. Você sente que está vivendo em alerta constante e apresenta os sintomas dos transtornos de ansiedade? Conheça formas de lidar com isso.
Agende a sua sessão e dê o primeiro passo para transformar a sua relação com a ansiedade.